sexta-feira, 5 de junho de 2009

Explosão de substâncias químicas garante boas sensações do beijo apaixonado



Quem nunca teve um beijo de tirar o fôlego, daqueles que faz o coração bater mais forte? Na hora você é coberto por uma avalanche de emoções. É o momento que mistura, de maneira perfeita, os sentimentos românticos com os sexuais. O tempo pára e os minutos, que parecerem eternos, fazem você esquecer o resto do mundo. E essa sensação agradável proporcionada pelo beijo tem uma explicação científica.

Quando o ser humano beija, libera-se os chamados neurotransmissores, substâncias químicas que transmitem diferentes mensagens ao corpo, provando um estado de leveza física e emocial. Ou seja, beijar também relaxa. Essas substâncias são liberadas por um trabalho em conjunto do hipotálamo, hipófise e o tálamo. E surgem desse trabalho à “química do beijo”.

É do beijo também que surge a feniletilamina, uma das substâncias da paixão. A feniletilamina também pode ser desencadeada por um aperto de mão ou até mesma troca de olhar. Essa substância é conhecida há mais de 100 anos, no entanto, somente um estudo recente, realizado pelos doutores Donald F. Klein e Michael Lebowitz, do instituto Psiquiátrico Estadual de Nova York, foi descoberta a ligação entre o amor e a feniletamina. O cérebro de uma pessoa apaixonada contém maior quantidade de feniletilamina e esse “excesso” de quantidade é o responsável pelas sensações que surgem quando estamos apaixonados.

O ato de beijar também está relacionado com outros sentidos. Segundo o clínico geral Eduardo Henrique, durante o beijo “visualizamos a pessoa mais de perto, sentimos seu cheiro mais intensamente, sentimos seu gosto e tocamos na parte mais sensível do corpo, os lábios.”

Mas para liberar tanta emoção, exige-se bastante esforço. Quando beijamos alguém, são mobilizados 29 músculos, 17 só do corpo da língua. Ainda, ocorre aumento nos batimentos cardíacos, em média, o ritmo cardíaco altera de 70 para 150.

No beijo também ocorre troca de substâncias. Em média, 0,7 decigrama de albumina, 0,8 miligramas de matérias gordurosa, 0,5 miligramas de sais minerais e cerca de 9 miligramas de água. Além disso, são trocadas outras 18 substâncias orgânicas e, pasmem, cerca de 250 bactérias e vírus. Mas não precisa assustar. “Beijar não tem problema, o risco só existe quando uma das pessoas possui ferida aberta na cavidade oral, como úlceras”, esclarece Dr. Eduardo.

Apesar de aparentar ser um ato simples, o beijo é responsável por sentimentos e reações no organismo humano. E sem beijar, é impossível namorar ou amar alguém de verdade.

Portanto, aproveite a semana do beijo, se inspire e beije.


FONTE: INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário