terça-feira, 23 de junho de 2009

Química - Profissão, Carreira e Informações Gerais

Habilitação:Químico
Duração do Curso: 4 anos
Área: Exatas
Atributos do Profissional: Observação e Raciocínio Lógico
Salário Médio: R$ 2032,00


O papel do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias tais como medicamentos, fertilizantes, cosméticos, etc… Conheça mais sobre a carreira de químico.


Carreira de Qúimico

A Química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e as transformações pelas quais a mesma passa. A química está presente em quase todas as indústrias e atividades humanas, desde a produção de fertilizantes para as colheitas até a produção de combustível para foguetes.
A principal atribuição do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.


Especializações da Carreira em Química

Basicamente há 3 caminhos que o químico pode seguir na sua carreira: química industrial, química pura e aplicada e licenciatura. Optando por Química Industrial o químico vai atuar desenvolvendo novos produtos, materiais e processos químicos industriais, testando a qualidade de produtos e trabalhando no tratamento de poluição e resíduos. Na Química Pura e Aplicada, o químico irá atuar como pesquisador, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas, energéticas, etc… Na carreira de Licenciatura o foco do químico será a sala de aula, lecionando química em escolas e universidades.


Grade Básica do Curso de Química:

- Cálculo
- Química Inorgânica
- Química Industrial
- Química Analítica
- Química Orgânica
- Fisco - Química
- Física
- Eletro-quimica
- Mineralogia
- Laboratório Prático de Química


Carreira de Químico: Aspectos Favoráveis

O Petróleo atualmente apresenta duas boas oportunidades de trabalho para os químicos, a primeira é trabalhar como especialista, atuando na indústria petrolífera que no Brasil tende a crescer muito nos próximos anos devidos as novas descobertas do presente, a segunda é o oposto, trabalhar pesquisando novas formas de energia e combustíveis para o futuro.


Carreira de Químico: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável fica por conta da falta de estímulo a pesquisa e das condições ruins que alguns centros de pesquisa Brasileiros apresentam devido a falta de investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário