terça-feira, 16 de junho de 2009

A QUÍMICA EM NOSSA VIDA

Quando o homem aprendeu a misturar e a reagir substâncias químicas, surgiram o sabão, a metalurgia, o vinho e a cerveja, e os medicamentos, entre outros produtos. Surgiram também algumas substâncias nocivas, como o CFC, que destrói a camada de ozônio, criando sérios problemas ao ambiente. Esse progresso acelerou-se enormemente com as descobertas tecnológicas do século XX. O aparecimento do plástico, o avanço da indústria de medicamentos, a descoberta da radiatividade, a síntese de matéria orgânica e a nova biotecnologia são alguns exemplos dessas inovações que transformaram e continuam transformando nossa existência.

A Química e a Física são responsáveis por grande parte das mudanças que acontecem em nossa vida e muitas vezes não percebemos isso. Existem milhares de exemplos de aplicação das descobertas científicas em nosso cotidiano. Por exemplo, você saberia explicar como funciona um extintor de incêndio? De onde são extraídos os pigmentos coloridos usados na indústria de cosméticos, de alimentos e de tintas? Como se produz o vidro e os medicamentos?

Estudar os fenômenos em que há transformação da matéria, ou seja, os fenômenos químicos, hoje em dia, é indispensável para todos os que querem entender melhor o mundo em que vivemos.

Os antigos egípcios dispunham de uma grande gama de pigmentos que lhes permitia pintar o interior de tumbas e templos com uma riqueza de cores que pode ser apreciada ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário