sábado, 13 de junho de 2009

O tal acelerador de partículas que pode produzir buracos negros



Primeiramente o que é esse acelerador de particulas?
Os aceleradores de partículas são equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatômicas eletricamente carregadas. Todos os aceleradores de partículas possibilitam a concentração de alta energia em pequeno volume e em posições arbitradas e controladas de forma precisa. Exemplos comuns de aceleradores de partículas existem nas televisões e geradores de raios-X, na produção de isótopos radioativos, na radioterapia do câncer, na radiografia de alta potência para uso industrial e na polimerização de plásticos.

O maior acelerador de particulas já construido é o LHC, que em operacão em maio é muito doido... Fiquei impressionada pela foto acima que é apenas de um dos detectores do LHC, é algo realmente gigantesco e supera tudo o que já vi em filmes de Ficção Científica na sua grandiosidade e complexidade.

Uma das coisas interessantes que ele deverá produzir são micro buracos negros. A foto ao lado que dá uma idéia do gigantismo do colisor.
O LHC é composto de um anel com 27Km de extensão (8,6Km de diâmetro) e está enterrado no solo a uma profundidade média de 100 metros. Ele irá acelerar prótons a velocidades próximas à da luz até colidirem e destas colisões espera-se chegar a respostas sobre a origem do universo.

O que se busca
A principal busca é pelo Bóson de Higgs, uma partícula que pelo modelo padrão da física deve ser a responsável pela massa de toda a matéria que existe no universo (e por conseguinte a gravidade). Esta partícula é tão importante que é chamada de Partícula de Deus. Micro buracos negros e monopólos magnéticos também estão entre o que se espera produzir por lá.

Muito interressante, mas muito complexo e esse negocio de produzir buracos negros e um tanto pouco intrigante.Então pesquisando encontrei o seguinte artigo:
Foi até criado um grupo de estudos dentro do CERN para garantir a segurança sobre o experimento e a conclusão é de que não há risco algum de que algo catastrófico venha a acontecer, até porque colisões de alta energia ocorrem o tempo todo na nossa atmosfera quando raios cósmicos entram em contato com o ar e, até hoje não há notícia de que fomos sugados por um buraco-negro …

Opa, será que já estamos dentro de um buraco-negro e não sabemos? Agora fiquei com medo

Nenhum comentário:

Postar um comentário